Não nascemos prontos!
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS – CCSA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
DANIEL LIMA BARROS RAMOS
RESENHA ACADÊMICA DO LIVRO NÃO NASCEMOS PRONTOS
São Luís
2014
DANIEL LIMA BARROS RAMOS
RESENHA ACADÊMICA
Resenha acadêmica apresentada Samuel Jr, professor da disciplina Teoria Geral da Administração do curso de Administração da UEMA, para obtenção de nota referente a primeira avaliação.
São Luís
2014
CORTELLA, Mario Sérgio. Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
Mário Sérgio Cortella é um filósofo, escritor e educador nascido em Londrina, Paraná. É de sua autoria o Livro Não Nascemos Prontos! Provocações Filosóficas , que possui 31 pensatas e possui 134 páginas. O livro abordas temas como a pressa cotidiana, a falta de controle do tempo, a disciplina esquecida no dia-a-dia, e coloca em contexto entendimentos que podem ser levados para o campo administrativo. A linguagem é simples e de fácil entendimento. O que torna uma leitura agradável e rápida. Entretanto, o estilo do livro apresenta muitos clichês, porque parece ser um livro de autoajuda que usa argumentos filosóficos de baixo rigor científico, pois a maioria dos seus embasamentos se dão através de suas experiências pessoais. Enfim, compensa a sua leitura no momento em que tentamos contextualizar todas as reflexões propostas para o campo administrativo e a disciplina de um gestor.
No primeiro capítulo é falado sobre o que é mais cômodo, que é muito mais fácil esperar que alguma coisa aconteça do que tentar lutar por ela. A busca de conhecimentos aumenta a partir do momento em que não nos satisfazemos com os conhecimentos que já temos, e a assim nos tornamos mais ricos em quantidade de informações.
No capítulo “Está faltando espanto” critica-se o consumo exacerbado e os vícios tecnológicos.