SATISFAÇAO NO TRABALHO
FILHO HASTENREITER, H. N. A satisfação no trabalho e seus aspectos correlatos na organização Petrobrás. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2000.
Muitos dos estudos sobre o comportamento organizacional têm suas vertentes voltadas para a motivação bem como para satisfação de seus clientes, tanto externos quanto internos. O ser humano vive em um estado onde busca a satisfação de suas necessidades constantemente e precisa alcançar para que se sinta bem no meio onde vive. E a satisfação de uma necessidade assim que feita, acaba surgindo a busca pela satisfação de outras. Dessa forma não se deve confundir as necessidade com os fatores de satisfação.A busca por esse entendimento se deve também a complexidade e as diferenças existentes entre as organizações, com valores e culturas muito distintos uns dos outros, tornando assim mais importante o conhecimento do perfil dos colaboradores de cada empresa.
A satisfação no trabalho é a forma geral como a pessoas encara aquele exercício e varia de acordo com diversos fatores psicossociais. A satisfação ainda pode ser entendida como motivação bem como um estado emocional positiva.
Diversos são os fatores que acabam influenciando a satisfação como o ambiente, higiene, segurança, forma de gestão, cultura, relação com os colegas de trabalho, capacitações entre outros.
A satisfação é um atributo muito importante para empresa, seja a dos clientes como também a dos funcionários, e as empresas devem fazer esse processo constantemente para poderem avaliar e controlar suas ações e implantar as melhorias necessárias para busca que deve ser constante da eficácia, eficiência e efetividade. As pessoas são seres muito distintos, e assim seus sonhos, anseios, buscas variam muito de uma pessoa para outra, dessa forma varia também o conceito que cada pessoa tem sobre o que é estar satisfeito, motivado. Devendo assim, as