Sao joao dom bosco
Dom Bosco inspirou o início de um vasto movimento de pessoas que trabalham de diversos modos em favor da juventude.
Ele mesmo fundou a Sociedade de São Francisco de Sales (Salesianos de Dom Bosco), o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e a Associação dos Salesianos Cooperadores (SSCC).
Incluindo estes e outros que surgiram em diversas partes do mundo, a Família Salesiana de Dom Bosco compreende hoje 30 grupos oficialmente reconhecidos com um total de mais de 400 mil e 500 membros.
Esses grupos vivem em comunhão recíproca, compartilham o mesmo espírito e continuam a missão iniciada por ele com vocações especificamente distintas.
O carisma de Dom Bosco continua a inspirar pessoas de boa vontade. Existem atualmente outros 30 grupos que desejam ser membros da Família Salesiana de Dom Bosco.
Fonte: Salesianos de Dom Bosco
Dom Bosco
Nascido em Castelnuovo d'Asti, no dia 16 de agosto de 1815, João Bosco foi educado pela mãe na fé e na prática coerente da mensagem evangélica.
Com apenas nove anos, teve um sonho e intuiu que deveria se dedicar à educação da juventude. Ainda garoto, começou a entreter os meninos de sua idade com brincadeiras alternadas com trabalho, oração e instrução religiosa.
Ordenado sacerdote (1841), escolheu como programa de vida: “Da mihi animas Cetera tolle” (Gn 14,2 1) e começou o seu apostolado no meio dos jovens mais pobres, fundando o Oratório e colocando-o sob a proteção de São Francisco de Sales.
Com seu estilo educativo e a sua práxis pastoral, baseados na razão, na religião e na "amorevolezza" (Sistema Preventivo), levava os adolescentes e os jovens à reflexão, ao encontro com Cristo e com os irmãos, à educação da fé e à sua celebração nos sacramentos, ao compromisso apostólico, civil e profissional.
Fonte da sua infatigável atividade e da eficácia de sua ação foi uma constante “união com Deus” e uma ilimitada confiança em Maria Auxiliadora que ele sentia como mãe. Aos seus filhos