D. bosco
1- DESCRIÇÃO DA URNA
No dia 25 de abril foi benta na basílica de Nossa Sra. Auxiliadora, em Turim, a Urna que contém uma relíquia insigne de Dom Bosco e que está percorrendo todas as nações onde estão presentes os salesianos.
A peregrinação da Urna é uma iniciativa do Reitor-Mor dos Salesianos, Padre Pascual Chávez em preparação ao Bicentenário de nascimento de Dom Bosco, que ocorrerá em 2015.
Após a bênção a Urna seguiu em procissão para o pátio de Valdocco, onde durante mais de 40 anos, Dom Bosco conviveu com a juventude pobre de Turim e de muitas outras partes da Itália.
A Urna, projetada pelo Arquiteto Gianpiero Zoncu, foi realizada em alumínio, bronze e cristal. Os mestres que realizaram a obra são: Marco Berrone (artífice do ferro), Francesco Boglione (marcheteiro). Os cristais são trabalho da firma Bivetro. A “Fundição Artística De Carli” preparou as ambiências metálicas e a firma Perlaluce cuidou da iluminação.
A base da Urna representa uma ponte sustentada por quatro pilares sobre os quais se leem as datas que definem o Bicentenário: 1815-2015. Os pilares são decorados para os lados da Urna com quadrângulos mostrando semblantes de jovens dos cinco continentes, obra do escultor Gabriele Garbolino. O brasão da Congregação salesiana, que neste ano de 2009 celebra o Sesquicentenário de fundação, e o lema carismático que adotou Dom Bosco – Da mihi animas, cetera tolle – completam a decoração da Urna. O Rosto de Dom Bosco da Estátua que está na Urna foi reproduzido a partir da máscara que Cellini realizou por ocasião da morte de Dom Bosco.
Incluindo a base, a Urna mede 2,53m de comprimento, 100 m de largura e 1,32m de altura. Seu peso total é de 530 quilos.
Quem cuida de toda a logística da peregrinação é a empresa Italiana, Roberto Bertoli, juntamente com a Missioni Dom Bosco de Turim.
Depois de percorrer algumas cidades na Itália a Urna foi para a casa Geral dos Salesianos em Roma. É daí que partiu para a América