Sanitização da Farmácia
1. Objetivo: padronizar a sistemática para a rotina de sanitização do ambiente de trabalho.
2. Áreas envolvidas: toda a farmácia.
3. Responsabilidades: é de responsabilidade dos funcionários da limpeza manter o ambiente de trabalho sempre limpo e sanitizado, pois a limpeza e desinfecção de pisos, paredes, mobiliários, equipamentos e instalações sanitárias exercem um efeito salutar nas pessoas, estimulando condutas higiênicas que levam a manter a assepsia, evitando, desta forma, a contaminação por microrganismos patogênicos, os quais colocam em risco a saúde dos profissionais e clientes.
4.Material necessário: água, álcool 70%, pano, sabão, solução desinfetante, solução detergente, solução sanitizante (Hipoclorito de Sódio 1%) e vassoura.
5. Procedimentos:
5.1.Limpeza dos pisos: A limpeza dos pisos visa evitar a propagação de infecção, dar boa aparência e preservar a integridade do mobiliário. Ela deve ser realizada todos os dias de funcionamento da farmácia.
a. O piso é primeiramente varrido com pano úmido, para evitar disseminação de partículas de poeira para os móveis e equipamentos do ambiente.
b. Após a varredura, é lavado com solução detergente, enxaguado com água limpa, e enxugado.
c. Após secagem, é passado um pano limpo com solução sanitizante, deixando secar naturalmente.
5.2.Limpeza das paredes, teto, móveis e equipamentos:
a. As paredes da sala de injetáveis são lavadas com água e sabão, e após, com Hipoclorito de Sódio diluído. Este procedimento é realizado diariamente.
b. As superfícies dos móveis e equipamentos são limpas diariamente com pano umedecido com água e sabão antes das atividades; após, seca-se as mesmas com um pano limpo, e em seguida, fricciona-se com álcool 70%, deixando secar naturalmente.
OBS.: Quando estas superfícies são atingidas com sangue e/ou secreções, este procedimento é realizado imediatamente.
5.3.Limpeza das pias:
a. O interior das pias é esfregado