Saneamento
Saneamento é o conjunto de medidas que tem em vista preservar ou modificar as condições do meio ambiente a fim de melhorar a qualidade de vida da população, prevenindo doenças. A Lei n°. 11.445/2007 assegura que o saneamento básico é um direito e o define como o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais (BATISTA, 2012). O objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre o saneamento básico e o papel do engenheiro civil, especializado em Saneamento Ambiental, nesta área.
PALAVRAS CHAVE: Saneamento, Meio ambiente, Engenharia.
1 INTRODUÇÃO
Desde a antiguidade o homem aprendeu que a água suja juntamente com o lixo e outros detritos poderiam transmitir doenças e começaram a criar e adotar medidas para obtenção de água limpa e livrar-se dos detritos indesejados, surge assim o saneamento.
Cerca de 40% da população urbana brasileira não tem acesso à coleta de esgoto, 10% não conta com a água encanada e o resto da parcela da população não tem acesso a água potável. Tais deficiências se concentram em regiões norte e nordeste do Brasil. As doenças ligadas a água insalubre são muitas e a falta de um saneamento eficiente matam milhares de pessoas todos os anos.
2 SANEAMENTO
O saneamento pode ser definido como um conjunto de medidas tomadas que visam preservar ou modificar as condições do meio ambiente, com finalidade de melhorar a vida e a saúde dos habitantes, sendo seu objetivo evitar que fatores de efeitos nocivos possam prejudicar as pessoas no seu bem estar físico, mental e social.
Ter acesso ao saneamento é um direito garantido por lei, que se trata de uma necessidade humana do acesso à água tratada, coleta e tratamento de resíduos, controle da poluição causada por esses esgotos, transporte e destino final dos resíduos sólidos. Também é fator essencial para a saúde, economia e desenvolvimento