Introdução Social
QUESTÕES
1- Na história do Serviço Social no Brasil a Igreja Católica teve grande importância na construção da identidade profissional, embora com o avanço do capitalismo, as ações de caridade da igreja, perdesse parte de sua autonomia para o Estado. Descreva como eraa prática profissional da assistência social neste período.
Resposta: Nesse período os Assistentes Sociais não era só apoiados pela burguesia mais também pela Igreja, sendo assim a luta de classe se tornava cada vez mais drástica, e com isso fazia necessário proteger o domínio e o poder hegemônico da burguesia. Os serviços dos Assistentes criados pela burguesia atuavam com uma falsa representação de um Estado Paternal, bom e protetor para a classe trabalhista. E com a ajuda de caridades e solidariedade os Assistentes Sociais tinham que representar seu próprio Estado diante da população, mostrando suas praticas e estratégias difundindo o modo capitalista.
2- Explique segundo os autores, o que foi o Movimento de Reconceituação.
Resposta: Movimento de Reconceituação segundo os Autores, foi o cenário em que os grupos de assistentes sociais começaram um processo de revisão criticas da profissão, através de uma serie de questionamentos ideológicos, políticos, teóricos, no qual buscavam articular uma nova direção para a prática profissional. Na década de 70 o Serviço Social no Brasil começou a assumir a perspectiva dialítica da reconceituação, buscando um quadro de categorias que permitia um entendimento global na sociedade. Na reconceituação a ruptura com o Serviço Social tradicional registra o rompimento das amarras imperialista, de lutas pela libertação nacional e de transformação da estrutura capitalista excludente, concentradora e exploradora, sendo assim um marco decisivo no desenvolvimento do processo de revisão critico do Serviço Social. Essas mudanças e renovação desejadas pelos profissionais se torno firme através da