San Domingue
brancos Grandes os poderosos europeus brancos Pequenos com menor poder economico e social
Mulatos grandes e pequenos com menos direitos politicos do que qualquer branco da ilha escravos sem poder ou direito algum, a enorme maioria que era oprimida e por um grande periodo se manteve submissa
Saint domigue até 1789 (escravidão, opressão, e desigualdade.
Em 5 de maio 1789 é dado inicio a revolução francesa, para os franceses, os homens nascem livres e iguais
Essa ideologia de igualdade, liberdade e fraternidade soam muito bem na frança, mas acabam complicando os franceses de saint domigues porque eles mantinham um sistema escravagista de desigualdade.
Como a Revolução Francesa não descrimina, ela chega ao ouvido de todos na colonia, aos brancos esse novo governo não era em nada agradavel por questões obvias
Os mulatos viram nisso a chance de alcançar maiores direitos politicos já os escravos, entenderam que era a hora de reclamar todos os direitos que a eles foram renegados então em 1790 os brancos grandes organizão a primeira assembleia colonial de saint domingue para se tornarem independentes do novo governo frances, mas encontram uma oposição inesperada, a dos que foram excluidos da assembleia, principalmente os mulatos(pessoas de cor livres) que já haviam apelado à França pela igualdade civil completa frente aos brancos desde a decada de 1780 com Julien Raimond. assim é dada a origem a primeira revolta, a revolta de Ogé.
Vincent Ogé , foi um mulato grande nascido na colônia em 1755, era comerciante de café e exportava produtos para a colonia. Ele retornou de Paris onde tinha trabalhado com Raimond.
Convencidos de que uma lei aprovada pela Assembléia Constituinte Francesa dava plenos direitos civis para os homens ricos de cor, Ogé exigiu o direito de votar, que foi negado pelo governador colonial.
Então Ogé liderou uma breve revolta. Durante dois meses os brancos caçaram e mataram os seguidores de Ogé que