Samuel
Na
infertilidade de causa desconhecida, na endometriose mínima e ligeira, no factor cervical e no factor masculino ligeiro. Qual o objectivo desta técnica? É maximizar o potencial fértil de cada um dos elementos do casal aumentando assim as possibilidades de uma gravidez. Melhoram-se as condições femininas (estimulação da ovulação) e as masculinas (melhoria do sémen) facilitando a concepção ao depositar os espermatozóides no interior do útero, mais próximo do local de concepção.
Qual é a taxa de gravidez? É de aproximadamente 15% sendo normalmente necessário mais do que um ciclo para conseguir uma gravidez.
Vários factores interferem com a taxa de sucesso como a idade (a partir dos 35 anos a taxa de sucesso diminui drasticamente), a existência de vários factores de infertilidade, etc.
Quantos ciclos devo fazer? Depende de vários factores mas varia entre 3 e 6 ciclos de tratamento.
E se não funcionar? Poderá ter que recorrer a técnicas de procriação medicamente assistida (FIV/ICSI).
Necessito fazer alguns exames prévios? Para além de todas as rotinas pré concepcionais deve fazer ecografia ginecológica (entre o 3º e o 5º dia do ciclo), análises hormonais e histerossalpingografia (é fundamental que as suas trompas estejam permeáveis). O seu marido terá que fazer um espermograma.
Em que consiste a Inseminação
Artificial ?
Consiste
na injecção dos espermatozóides para o interior do seu útero. É uma técnica simples, rápida (2 a 3 min) e praticamente indolor. Realizase como um exame ginecológico normal não sendo necessário qualquer tipo de anestesia. A inseminação realiza-se no dia da ovulação. Nos dias anteriores é necessário efectuar uma série de controles da ovulação (ecografia e análises) para poder determinar a dose e duração do tratamento necessário para conseguir a maturação do óvulo e precisar com maior