Samuel
Apesar de a construção de algoritmos não possuir uma fórmula mágica de desenvolvimento, segue uma tentativa de encontrarmos um método para construir um algoritmo logicamente correto em um computador:
Ler atentamente o enunciado
Deve-se reler o enunciado de um exercício quantas vezes forem necessárias, até compreendê-lo completamente. A maior parte da resolução de um exercício consiste na compreensão completa do enunciado.
Retirar a relação das entradas de dados do enunciado
Através do enunciado, descobrimos quais são os dados que devem ser fornecidos ao programa, via teclado, a partir dos quais são desenvolvidos os cálculos. Obs. Pode haver algum algoritmo que não necessite da entrada de dados (pouco comum).
Retirar do enunciado, a relação das saídas das informações
Através do enunciado podemos descobrir quais são as informações que devem ser mostradas para compor o resultado final, objetivo do algoritmo.
Determinar o que deve ser feito para transformar as entradas nas saídas especificadas
Nessa fase é que teremos a construção do algoritmo propriamente dito. Devemos determinar qual seqüência de passos ou ações é capaz de transformar um conjunto de dados nas informações de resultado.
Vendo agora esse método “simples” de outra forma:
Identifique e defina os dados que, essencialmente, deverão ser informados para que o processamento seja realizado com sucesso (dados de entrada);
Descreva, detalhadamente, o processamento ou a transformação a ser executada sobre os dados de entrada, em busca dos resultados desejados (como chegar no objetivo);
Identifique e defina quais serão os dados resultantes do processamento ou transformação (dados de saída);
Construa o algoritmo que represente a solução encontrada com o detalhamento necessário para o seu entendimento;
Teste o algoritmo por meio de simulações e efetue as devidas correções que possam vir a ser necessárias na lógica proposta