fisica experimental 1 experiencia 1
1. Paquímetro
1. INTRODUÇÃO
1. Paquímetro
Ele é utilizado para medidas de comprimento até aproximadamente 15 cm, com precisão de centésimos de centímetro. O objeto a ser medido é colocado entre as chamadas esperas. Como se vê, há dois tipos de esperas, para diâmetros internos (orelhas) e externos (bicos). A haste deslizante, que corre no meio da régua onde a cursor está acoplado, é usada para medidas de profundidade. Há duas escalas: uma na régua (corpo) do paquímetro (que dará os centímetros e os décimos de centímetros) e outra no cursor (sob a escala da régua), chamado de nônio, que dará os centésimos de centímetros.
Micrômetro
O micrômetro se destina a medidas de até alguns centímetros e precisão de 0,01 mm. Os cuidados são os mesmos que devem ser tomados para se operar o paquímetro: 1) destravar o aparelho antes (girando a rosca na extremidade do cabo), 2) Manter os olhos alinhados para evitar erros de paralaxe, 3) use sempre a catraca, e 4) não apertar demais o objeto a ser medido.
2. OBJETIVOS
Avaliar a precisão e aprendizagem da manipulação de instrumentos de medidas diversos. Realizar medidas diretas (diâmetro, comprimento, largura, espessura, dentre outras) utilizando os equipamentos de medidas expressando-as com a quantidade correta de algarismos significativos. Definir os diferentes tipos de erros existentes numa medida física.
Os objetivos específicos da experiência são: 1) familiarizar o aluno com algumas técnicas de medidas e cuidados experimentais no laboratório. 2) desenvolver a habilidade de trabalhar com algarismos significativos , desvios avaliados e propagação de erros , utilizando instrumentos de medida simples (paquímetro e micrômetro).
3. MATERIAIS E METODOS
Paquímetro e micrômetro.
Peças mostradas (Blocos sólidos, discos, esferas, etc.).
4. PROCEDIMENTO
-Formem grupos de 3 alunos.
-Cada membro do grupo deve realizar o seu próprio