sambaqui
A cerca de seis mil anos atrás iniciou-se a ocupação da região sul de Santa Catarina, pouco se sabe sobre este povo que se instalou na região. Uma característica desta população era de criar grande amontoados de matérias orgânicos e calcário, denominados sambaquis.
Os sambaquis são fontes históricas para o estudo da pré-história brasileira, pois apresentam e preservam indícios da cultura de um longínquo período da evolução do homem, por isso é tão importante a sua preservação.
Porem muitas dessas jazidas estão em péssimo estado de conservação ou destruídas pelas ações do homem, impossibilitando o estudo mais aprofundado sobre do povo sambaquiano.
A situação das jazidas arqueológicas de Capivari de Baixo não é diferente, hoje o estado desses sambaquis está muito preocupante, pois é desprezada, não apenas pelo poder público, mas também pela sociedade, ocasionado a depredação das mesmas. E assim acabado com mais um pedaço da historia.
INTRODUÇAO
Esta trabalho aborda a temática dos sambaquis, e para que possamos entender primeiramente temos que saber o que eles são, quais suas importâncias para sociedade e seus benefícios, onde serão apresentados propostas e sugestões para uma melhoria da região e preservação dos mesmos. "Os vestígios arqueológicos encontrados em várias regiões do Brasil - sambaquis ou concheiros, objetos de barro e de pedra, pinturas em cavernas etc. - constituem ricas fontes de informação sobre a vida dos grupos humanos que aqui viveram antes da chegada dos portugueses, em 1500." – (Filosofoabstrat,2008) Sabe-se que Capivari de Baixo é uma das cidades que ainda existem vestígios dos sambaquis, por isso existe uma necessidade de mostrar para a população qual a