Sambaqui Laguna
*Ou seja:elevações formadas por diversos vestígios fóseis.
Os sambaquis são uma importante fontes de estudos.Pesquisando seu conteúdo,pode-se saber sobre a vida dos primeiros povoados do atual território brasileiro, como sua alimentação, seus conhecimentos técnicos, a fauna e a flora da época, etc.Os excrementos humanos fossilizados podem nos informar, por exemplo, sobre as doenças que aqueles homens e mulheres tinham.
São comuns em todo o litoral do Atlântico, sendo mais raros no Pacífico[carece de fontes], mas notando-se exemplares até no norte da Europa. O formato varia do cônico ao semi-esférico, a altura pode ser de menos de um metro ou até de 25 metros, também podendo se estender por longas áreas em termos de comprimento.
Índice
[esconder]
1 Brasil
1.1 Características
2 Portugal
3 EUA e Canadá
4 Referências
5 Ligações externas
Brasil[editar | editar código-fonte]
Sambaqui Figueirinha II.
No Brasil, os sambaquis são distribuídos por toda a costa, chamando a atenção do europeu logo no início da colonização. A diferença de hábitos culturais e alimentares, levou à conclusão de que eram obra de uma sociedade distinta daquela dos Tupi-guaranis, que então povoavam toda a região costeira do país. Estudos recentes, sugerem que os sambaquis tenham