historia e turismo
Curso de Licenciatura em Turismo
Disciplina: História e Turismo
Coordenadora: Prof. Valeria Guimarães
Ad1 2015.1
POLO DE SÃO GONÇALO / VANILDA ALVES LIMA / MATRÍCULA 15115100162
MUSEU DO SAMBAQUI DA BEIRADA
O Museu do Sambaqui da Beirada é a primeira exposição arqueológica ao ar livre de sambaquis no Brasil. Em boas condições de visitação, ele foi registrado em 1995 e abriga três esqueletos indígenas, além de conchas, lâminas de machado, cascas de ostras e restos de cozinha, cercados e expostos ao público. Os sambaquis de Saquarema são protegidos por lei federal e tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como fonte de conhecimento sobre a cultura do homem pré-histórico brasileiro.
O Sambaqui da Beirada foi descoberto pelo pescador Manoel Vencesláu, conhecido como Jucá, e pesquisado em 1987 pela arqueóloga Lina Kneip e equipe. Datado de 4.520 anos, o Sambaqui - palavra de origem indígena que significa, em Tupi,tambá (conha) e ki (amontoado) - constitui a mais antiga ocupação humana de Saquarema.
Os primitivos habitantes da região viviam em grupos familiares e confeccionavam armas, adornos e instrumentos com pedras, ossos, dentes de animais, conchas de moluscos e outros materiais há muito desaparecidos. Eram indivíduos fortes e robustos, aparentando acentuado desgaste dentário, mas quase ausência de cáries devido à dieta à base de peixe.
Suas tradições, hábitos alimentares, práticas funerárias e manifestações artísticas identificadas a partir das escavações são peças importantes no estudo dos povos que deixaram suas marcas preservadas em Saquarema.
FONTE SECRETARIA DE CULTURA DO RIO DE JANEIRO
A importância da visitação turística do local e trazer aos turistas o conhecimento histórico dos nossos antepassados, conhecendo os locais de moradias temporárias da população humana pré-histórica.
Devido não conhecer o local, não tenho como fazer uma crítica ou sugestão no que precisa ser