historia do turismo
O TURISMO E AS PEREGRINAÇÕES RELIGIOSAS DURANTE AO LONGO DA HISTORIA. Desde os tempos mais remotos numa era pertencente tanto à Antiguidade quanto à Pré-História, Já se sabia, pelo ângulo histórico, que eram realizadas peregrinações individuais ou em grupo para um determinado local, cidade ou templo tido como sagrado, e que, mais tarde, provavelmente a partir da invenção da escrita, começaríamos a ter conhecimentos de relatos escritos sobre diversas religiões e de suas peregrinações religiosas. Esses deslocamentos, normalmente tinham em seu âmago alguma motivação relacionada com a fé. Tais relatos também mostram como que, aos poucos, estas peregrinações se tornaria um fenômeno encontrado em praticamente todas as religiões , sendo por muitas vezes motivadas por um desejo de cura, outras vezes visando algum logro espiritual, ou simplesmente como pagamento por graças conseguidas. Manifestações religiosas com essas e seus deslocamentos, cujo a motivação fundamental é a fé, começou na idade antiga , teve um grande expansão na era medieval, continuaram na idade moderna e, muitos desses elementos iriam constituir , posteriormente, bases para se formar aquilo que conhecemos atualmente como Turismo Religioso.
Embora as relações entre turismo e religião sempre se mostraram muito estreitas e que, desde a antiguidade todas as religiões com suas viagens e peregrinações, principalmente se levarmos em conta, já na idade média, a religião Mulçumana que tem como um dos cinco pilares de sua crença, a peregrinação de pelo menos uma vez na vida à cidade de Meca, tenha muito contribuído para que se chegasse ao quadro do Turismo Religioso Contemporâneo, usaremos a religião Judaico-Cristão como fonte principal para o nosso estudo.
A Bíblia, livro sagrado que relata a criação do mundo e o desenvolvimento das sociedades na visão judaico-cristão , menciona, por exemplo, varias viagens e