sociologia critica
Roberta Tormes
O trabalho operativo em um grupo de apoio de câncer de mama
Santa Maria, RS 2012
Mauricio dos Santos Moreira
Roberta Tormes
O trabalho operativo em um grupo de apoio de câncer de mama
Trabalho de avaliação apresentado ao curso de psicologia - Área das ciências humanas, do Centro Universitário Franciscano, para avaliação parcial de estagio básico 2.
Orientador: Camila Gonçalves
Santa Maria, RS 2012
1 INTRODUÇÂO
Quando tratamos do câncer, percebemos que este não tem uma única causa, é multicausal (psicológicos, sociais, genéticos e nutricionais). Neste trabalho daremos maior ênfase aos fatores psicológicos e sociais.
Veremos neste trabalho o impacto do diagnostico e do enfrentamento perante a doença das mulheres mastectomizadas, como elas reagem frente à doença, como se comportam em grupo, abordaremos a teoria de grupo operativo e as possíveis intervenções da psicologia no grupo de apoio.
Podemos perceber que esta doença causa no acometido mudanças psicológicas que vão desde mudanças de valores e atitudes, ate a desestruturação do lar e o apoio dos familiares. Durante os encontros pudemos perceber questões pertinentes a todas as participantes, como frustração com a doença, vontade de superar e, necessidade de apoio devido a angustia gerada pela doença, também pudemos perceber como se da os vetores do grupo operativo, tais como, liderança, pertinência, dinâmica grupal, comunicação, afiliação, pertença, pré-tarefa.
Desenvolvimento
Nosso primeiro encontro foi munido de expectativas e angustias por se tratar de um grupo já existente, onde todas se conhecem e sabem como funciona o grupo e, exatamente por ser assim já no primeiro encontro percebemos a existência de uma líder e ao decorrer dos