A historia do turismo
O turismo é uma inovação recente. A palavra não era conhecida no vocabulário inglês até o século passado.com o passar do tempo, foi relacionada a viagens em grupos baratas, com um elemento de depreciação de estranhos e estrangeiros.Por outro lado,as palavras “viagens” e “viajante” estavam ligadas diretamente a pessoa ricas e poderosas.
A expansão do turismo com o crescimento da população e o aumento da riqueza no século XVIII foi estimulada por determinantes clássicos da demanda- lazer, tempo, dinheiro e interesse.
Podemos analisar essa expansão em quatro estágios, dando como fator principal a melhoria no transporte, sendo ele o principal serviço desta atividade.
Entretanto, as melhorias no transporte não foram as responsáveis pela criação do turismo. A riqueza na forma de vida disponível era um requisito essencial, e o estilo de vida ou padrão provou ser tão importante naquela época como nos dias de hoje.
Turismo pré-histórico
Esta ligada ao aumento gradual da riqueza e o acesso a uma melhor educação que estimularam o interesse por outros países e a aceitação das viagens em si como um elemento educacional.
Transporte
As melhorias nos trens e nos navios a vapor transformaram as oportunidades de viagens, e com isso surgiu às viagens em massa o desenvolvimento de resorts e a introdução da indústria de viagens.
O período entre guerras
A guerra impulsionou algumas formas de desenvolvimento técnico muito úteis em um prazo maior, como a expansão notável das rodovias e um considerável investimento na aviação.
Entretanto essa foi acima de tudo a era dos automóveis e de um crescimento substancial das viagens ao exterior.
A “decolagem” do turismo
Esta relacionada a uma era de revolução na tecnologia, de mudanças e desenvolvimento industrial em massa, um aumento considerável do PIB e a popularização dos vôos.
Os primórdios
As viagens a passeia começrão no do século XVIII, inicio dom século XIX.
O século X