Samba: origens, subdivisões, principais eventos, e compositores e cantores
Campus Pato Branco
Curso Técnico de Nível Médio Integrado em Agrimensura
Professora: Roseli
Alunos: Aline do Amaral, Bruno Farias, Eugênio Werle, e Samuel Batista
Turma: 231G
SAMBA
1. Origem
A origem do samba é uma mistura de elementos culturais, musicais e religiosos de origens africana e brasileira, e está ligada às danças típicas africanas.
A palavra em si se origina de uma derivação do “quimbundo semba”, que foi chamado de batuque, dança de roda, lundu, chula, maxixe, batucada e outras diversas nomenclaturas de cunho popular.
O termo "semba" foi também chamado de umbigada, nome sugestivo ligado aos passos das danças desse ritmo. Era um tipo de dança de roda praticada em Luanda (Angola) e em várias regiões do Brasil, principalmente na Bahia. Do centro de um círculo e ao som de palmas, coro e objetos de percussão, o dançarino solista, em requebros e volteios, dava uma umbigada num outro companheiro a fim de convidá-lo a dançar, sendo substituído então por esse participante.
O primeiro registro da palavra samba apareceu no final do século XIX. Foi apresentado na Revista O Carapuceiro, de Pernambuco, em 3 de fevereiro de 1838, quando Frei Miguel do Sacramento Lopes Gama, escreve contra o que chamou de "samba d'almocreve". O Samba é a principal forma de música de raízes africanas surgida no Brasil.
O samba carioca provavelmente recebeu muita influência de ritmos da Bahia, com a transferência de grande quantidade de escravos para as plantações de café no Estado do Rio, onde ganhou novos contornos, instrumentos e histórico próprio, de forma tal que, o samba moderno, como gênero musical, surgiu no início do século 20 na cidade do Rio de Janeiro (a capital brasileira de então).
Uma composição de 1899 de Chiquinha Gonzaga, intitulada Ó Abre Alas, feita para o cordão carnavalesco Rosa de Ouro foi primeira marcha. Nascia do samba um novo gênero musical.
2. Instrumentos utilizados para tocar samba
O samba é