trabalho de gestão da qualidade
Clientes: indústria de suco pronto e a indústria de refrigerantes.
Clientes exigem são exigentes, é necessário constância no fornecimento e contratos complexos e detalhados, as vendas são por vendas corporativas diretas e o preço é negociado em bolsas de valores de commodities.
O Japão e a Europa podem ser considerados como os mercados consumidores mais exigentes em relação à qualidade do produto. A Europa demanda padrões de qualidade de vários órgãos reguladores, inclusive do USDA – United States Department of Agriculture. O Japão é considerado um país muito exigente em relação à qualidade, e não adota os padrões estabelecidos e utilizados internacionalmente. Este país formula padrões próprios que são considerados mais restritos e específicos, dificultando o cumprimento das exigências. As empresas de processamento alegam que esses dois mercados consumidores apresentam uma maior gama de exigências em relação ao suco, por não apresentarem conhecimento e experiência suficiente, como o Brasil e os EUA, no processamento do suco. Com isso, os EUA, frente a esses dois mercados, não podem ser caracterizado como um país com elevado grau de exigência.
Em conjunto aos padrões exigidos pelo mercado consumidor, as empresas processadoras precisam relevar as exigências demandadas pelos órgãos reguladores internacionais (Codex Alimentarius e AIJN – Association International Juice and Nectare Fruit) e governamentais (JAS – Japanese Agricultural