asma
A asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores, que provoca ataques recorrentes de falta de ar, a passagem do ar fica mais difícil porque o tamanho dos brônquios fica diminuído. Os brônquios são vias por onde entra e sai o ar que respiramos.
A asma acontece quando os músculos das paredes das vias aéreas dos pulmões se contraem, e provocam falta de ar. Há casos em que essas crises são provocadas por alergia, ansiedade, estresse, ou alguma atividade física muito rigorosa.
A asma é uma doença de grave dificuldade respiratória. Os acessos do ar aparecem de forma súbita e se alteram com períodos de normalidade absoluta e de duração variável.
Sintomas da asma
A asma apresenta numerosos sintomas, e ela pode se manifestar por diversas aparências e com acessos de dificuldade respiratória de duração distinta. A típica crise asmática é precedida com frequência sensação de peso no peito, tosse seca ou espirros, e quase sempre acontece à noite e quando sobrevém à dificuldade respiratória o doente se vê obrigado a se sentar ou a deixar a cama, sente-se tranquilo e nervoso, o rosto fica congestionado , transpira, fica ofegante e produz chiados característicos ao tentar expelir o ar de seus pulmões. Ao final da crise, a tosse pode ser produtiva, ou seja, com expectoração, mas esta se reduz a um muco transparente e viscoso, expulso com dificuldade.
A maioria das pessoas com asma tem ataques separados por períodos sem sintomas. Algumas pessoas têm deficiência respiratória por longo período com episódios de maior deficiência respiratória. Respiração ofegante, ou uma tosse, pode ser o sintoma principal.
Os ataques de asma podem durar de minutos a dias e podem se tornar perigosos se o fluxo de ar estiver muito restrito.
Os sintomas da asma incluem:
• Tosse
• Repuxar a pele entre as costelas durante a respiração
• Deficiência respiratória
• Episódios com períodos intercalados sem sintomas
Causas da Asma
A asma é causada por inflamação nas