terceiro setor
O estudo e conceito do terceiro setor é recente, principalmente em países em desenvolvimento, mas mesmo assim este já atingiu um alto nível de reflexão. Estudiosos o reconhecem como um surgimento de um novo campo acadêmico com um espaço que ganha identidade.
Para os estudiosos, o terceiro setor é um campo de estudo onde possui suas próprias características. A diferença entre estudiosos e os que atuam na área é relativa, no que facilita a ampliação do conhecimento, mas isso também pode gerar um conflito entre os estudiosos e responsáveis do terceiro setor.
Segundo alguns pesquisadores, o caráter multidisciplinar desse estudo reflete-se num recorte eminente empírico e num levantamento de hipóteses e modelos de médio alcance.
O maior desafio no conhecimento do terceiro setor é colocar esse tema nos campos das disciplinas clássicas, gerando o diálogo de diversas áreas para construir bases teóricas mais solidas.
HISTÓRICO
Entender as origens e o desenvolvimento histórico do terceiro setor é uma incógnita para seus estudiosos pois não há uma data especifica que marcou sua origem, porém sua história é fundamental para que percebamos as mudanças estruturais e de atuação das organizações que o compõe.
Como em outros campos de estudo, sua origem vem desde o período da colonização europeia, acontecendo através de atos beneficentes das Igrejas e outras entidades da época. Essa evolução não ocorreu de forma unificada em todas as partes do mundo, onde cada região preserva suas características, que refletem na forma de organização e atuação do terceiro setor na atualidade. Exemplo disso é o fato de que em alguns países o governo é chamado de primeiro setor e a iniciativa privada de segundo, onde em alguns lugares o primeiro setor é o empresarial e o segundo vem como estado. “Do ponto de vista histórico, é correta a segunda afirmação, uma vez que as corporações de ofício e as primeiras organizações privadas surgiram em período anterior à criação dos