Adao e Eva
Pr. Wellington.
Introdução:
Alguma vez você foi abordado por alguém que queria saber se Adão tinha umbigo? Quem casou com Caim? Ou se os animais do Jardim do Éden falavam?
Bem, essas perguntas geralmente são dirigidas a professores de EBD, a pastores e docentes em Seminários, ficando muitas vezes sem respostas.
Sabemos que “as coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” Deuteronômio 29.29.
Por outro lado, sabemos que existem ferramentas que nos ajudam a extrair da bíblia, sua verdade. A exemplo disso; citamos a exegese e a hermenêutica bíblica.
Temos dois tipos de revelação de Deus; Revelação Ativa – revelação imediata de Deus, sem permeio humano e Revelação Passiva – revelação mediativa, Isto é, Deus não se revela diretamente ao homem como o fez com Moisés. Porém, é o conhecimento de Deus que é comunicado aos homens ou mesmo aquele que é observado através da revelação geral. (Gn 1; Sl 119; 148; Rm 1.20).
Num desses casos de revelação ativa, vemos Jesus dizendo a Pedro: “E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus”. Mateus 16.17.
Tomando por base a revelação Geral de Deus, observamos ainda a luz do contexto profético, histórico e teológico às evidências que se expõe no texto bíblico.
Vamos tentar esclarecer a respeito das esposas dos filhos de Adão, salientando aos leitores que após 800 anos do nascimento de Sete, o casal edênico tiveram filhos e filhas. “E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas”. Gênesis 5.4.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Gênesis 2.28.
Ainda acrescenta o texto: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a