SALTO PARA A PISCINA
1. Objectivos:
Pretende projectar-se um escorrega para um aquaparque, de modo que os utentes possam cair em segurança numa determinada zona da piscina. A rampa termina num troço horizontal a uma altura apreciável da superfície da água. Esta actividade permitirá relacionar a velocidade de lançamento com o alcance horizontal obtido. Realizar uma actividade que permita responder à seguinte questão problema:
“Que medidas adoptar na construção de um escorrega para um aquapark de modo que os utentes escorreguem em segurança?”
2. Questões pré-laboratoriais:
2.1.
Explique o que significa dizer que o corpo é lançado horizontalmente (sugestão: compare a velocidade inicial de lançamento em x com a velocidade inicial de lançamento em y). (10 pontos)
2.2.
Um movimento deste tipo resulta da composição de dois movimentos: um segundo a horizontal e outro segundo a vertical.
2.2.1. Diga como varia a velocidade na horizontal (x) e na vertical (y). (10 pontos)
2.2.2. Identifique as forças que actuam no corpo, na vertical e na horizontal. (10 pontos)
2.2.3. Classifique o tipo de movimento na horizontal e na vertical. (10 pontos)
2.3.
Pretende-se simular o movimento de uma pessoa num escorrega de um aquapark cuja rampa termina com um troço horizontal. Observe a figura 1. A pessoa parte do repouso em A, abandona a rampa em B e cai na piscina em C.
figura 1
2.3.1. Esboce a trajectória do movimento após a pessoa abandonar a rampa até atingir a água. (5 pontos)
2.3.2. Para a pessoa atingir uma maior velocidade à saída da rampa, deve deixar-se cair de uma altura h elevada ou pequena? (5 pontos) Justifique a sua resposta demonstrando a expressão que relaciona a altura inicial (ponto A) com a velocidade de saída da rampa (ponto B), utilizando os conhecimentos sobre energia do 10º ano. (20 pontos)
2.3.3. Onde é que a pessoa cairá mais longe da base da rampa, isto é, terá um maior alcance horizontal, quando a abandona