Ensino Adventista Diferencial Pedagógico
Geraldo Barroso1
Luciana Lima da Câmara2
Maria da Conceição Silva Lima2
Rafaela Carolina Pereira de Andrade2
RESUMO: Este artigo pesquisa um modelo de educação cristão, presente no
Colégio Adventista do Recife. Busca compreender o diferencial pedagógico oferecido por este sistema de ensino, que impulsiona os pais a colocarem seus filhos em uma escola claramente confessional. Investiga, ainda, as contribuições deste diferencial para o indivíduo. Foram realizadas análises bibliográficas e entrevistas com alunos, ex-alunos, pais e professores, constatando a real satisfação de todos os envolvidos nesse processo, em relação ao conceito adventista.
Palavras-chave: educação, educação adventista, ensino confessional.
1. Introdução
O ensino confessional chegou ao Brasil com os jesuítas e as demais ordens religiosas. Durante grande parte da nossa história educacional, a religião católica norteou os princípios pedagógicos como forma de perpetuação da fé e formação dos indivíduos. Com a Proclamação da República, há a separação entre Estado e Igreja.
A escola passa então a ser uma instituição laica tendo o ensino religioso facultativo decretado em 30 de Abril de 1931. Permite mas não obriga o que nos parece justo.
No Brasil, o primeiro Colégio Adventista teve sua origem no ano de 1896, em
Curitiba (PR), fundado pelo pastor Von Graf. O sistema adventista de ensino conta hoje com mais de 500 unidades escolares e 128 mil alunos, mantendo 12 colégios em regime de internato que oferece da educação básica à superior, além de um centro universitário em São Paulo3.
1
Professor Orientador e Professor Adjunto do Centro de Educação da Universidade Federal de
Pernambuco.
2
Alunas de graduação do curso de pedagogia na Universidade Federal de Pernambuco. Contatos: lulouvor@hotmail.com, belacecinha@bol.com.br, rafadrums7@hotmail.com.
3
Fonte: www.educacaoadventistams.org.br.
2
Em matéria recentemente