Salmonella
1. O q é? (Features, Taxonomy)
2. História (pq do nome...)
3. Tipos de salmonella
4. Detection, culture and growth conditions, host adaptation
5. Transmissão
6. Molecular mecanisms infection
7. Doença, sintomas, fatores de risco, tratamento
8. Estatitisticas, prevençao
O que é?
Salmonella é um tipo de bactéria que pertence à família enterobacteriaceae, esta bactéria é conhecida à mais de um século. Todas as consequências causadas pela salmonela, sendo principalmente transmitidas pelos alimentos que estão afetados por estas bactérias, são consideradas as mais preocupantesa no nível da Saúde Pública.
Estas bactérias são gram-negativas, querendo isto dizer que são bactérias com uma parede celulas menos espessa composta por: peptidioglicano, lipoproteínas, membrana externa e lipopolissacarídeos; sendo também que a maioria não fermenta a lactose.
As salmonelas dividem-se em 3 espécies: bongori, enterica (a mais reconhecida), e subterranea. No entanto, em 2005 esta última espécie apesar de ter sido pensada em ser adicionada, foi rejeitada esta hipótese, sendo considerada como apenas um serotipo.
O serotipo é uma forma de classificação da salmonela em subespécies, referindo-se a um grupo de micro-organismos que se relacionam, distinguindo-se pelas respostas diferentes a anticorpos. Os serotipos são geralmente colocados em grupos de subespécies após o género e espécie serem considerados.
Estas espécies de salmonela podem ser divididas em dois grupos: tifóide e não tifóide. Os serotipos tifóides incluem a salmonela typhi e paratyphi A, que se adaptam apenas aos seres humanos não ocorrendo em outros animais. Os serotipos não-tifóides, sendo os mais comuns, geralmente causam doença gastrointestinal, podendo infetar diversos animais, mas ainda são espécias zoonóticas, ou seja, que podem ser transferidas entre seres humanos e outros animais.
A salmonela enterica é dividida em 6 subespécies, como a enterica, salamae, arizonae, diarizonae, houtenae e indica.
As