salmonella
Os microorganismos estão por todo o lado, em nossas mãos e corpo, no ar, nos utensílios de cozinha e mesmo nos alimentos que ingerimos. O fato de os alimentos possuírem microorganismos não os torna impróprios para consumo. O problema é que eles têm a capacidade de crescer muito rapidamente se as condições ambientais o favorecerem e por isso a forma como manipulamos os alimentos é essencial para assegurar a sua qualidade. Todos os anos existem inúmeros casos de toxi-infecção alimentar. A sintomatologia apresenta-se geralmente com vômitos, diarréia, dores de estômago, febre, cãibras. A maioria destes casos pode ser evitada através de regras adequadas à manipulação dos alimentos. As principais causas que originam um alimento impróprio para consumo são: temperaturas inadequadas a que os alimentos são sujeitos (ex: falta de refrigeração ou de cozedura), falta de higiene pessoal ou dos utensílios/equipamentos e ainda obtenção de alimentos de fonte pouco segura.
A salmonela é uma bactéria comum no trato intestinal, que se mantém no ambiente passando de um animal para outro. Essa bactéria é mais comumente encontrada em aves poedeiras. Animais contaminados tornam-se propagadores da bactéria. Ela é eliminada junto com as fezes, que contaminam o solo e a água por onde passam, afetando outros animais. Uma pessoa também pode transmitir a bactéria para outras por meio do contato das mãos contaminadas, devido à má higienização após sua ida ao banheiro, com alimentos e utensílios de cozinha.
Salmonella spp. - bactérias patogênicas, encontram-se presentes em variados alimentos, principalmente carne de aves (80% da carne de frango crua tem esta bactéria), de porco e ovos (quase todos os ovos têm Salmonela na casca e alguns também têm no seu interior). Estas bactérias se tiverem as condições adequadas (temperatura/ tempo, acidez) multiplicam-se facilmente
CUIDADOS
Comprar alimentos - ver os prazos de validade, não comprar embalagens opacas ou defeituosas,