Sal excesso e deficiência
Apesar dos termos "sal" e "sódio" serem utilizados muitas vezes como se fossem a mesma coisa, na verdade eles são dois elementos distintos. O sal de cozinha, ou cloreto de sódio (NaCl) surge da combinação do sódio (Na) com o cloro (Cl). A confusão acontece justamente porque o sal é a fonte mais abundante deste mineral. E encher o prato de pitadas é um perigo porque muitos alimentos já contêm sódio naturalmente.
O sal e o sódio muitas vezes são confundidos, apesar de serem dois nutrientes diferentes. O sal de mesa é composto por dois elementos: sódio e cloreto. O sódio, portanto, é apenas um dos elementos que compõe o sal, representando 40% da sua composição.
O sódio é um dos minerais considerados essenciais na alimentação e tem papel fundamental na manutenção do equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais (dentro e fora das células), além de contribuir para a contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos, ritmo cardíaco, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle adequado das funções vitais do organismo. Na composição dos alimentos, ele também tem sua importância, influenciando no sabor e na durabilidade. Por isso, é bastante utilizado na indústria de alimentos, colaborando com a conservação deles.
Para reduzir a adição de sal na sua comida, acrescente durante o preparo alguns temperos naturais que realçam o sabor dos alimentos. Além dos tradicionais alho e cebola, outras sugestões saborosas são: cominho, cebolinha, salsinha, gengibre, pimenta-do-reino, pimentões, manjericão, alecrim e orégano.
Tipos de Sal
Sal Refinado ou de cozinha é uma mistura de 60% de cloreto e 40% de sódio,cada 1g equivale á 400mg de sódio.
Flor de sal considerado um sal gourmet,é obtida na camada superior das salinas,cada 1g equivale á 450 mg de sódio sal grosso evita o ressecamento dos alimentos,não passa por refinamento,cada 1g equivale á 400mg de sódio. sal negro tem origem da índia,é formado por cloreto de sódio, cloreto de