Trabalho de ar condicionado
História do Ar condicionado – A incrível história do ar condicionado
Posted on 9 de abril de 2010By adminAr Condicionado
Uma empresa do ramo gráfico chamada Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing, localizada em Nova York, necessitava de uma solução urgente, no verão, com os dias mais quentes, o papel sofria alterações devido a absorção de umidade, além disso, em dias mais úmidos as agulhas que liberavam tintas não se alinhava, formando imagens borradas. Chamado para solucionar esse dilema o jovem engenheiro de 25 anos, o americano Willis Carrier, criou uma estrutura mecânica para condicionar o ar, foi assim que em 1902 foi inventado o ar condicionado.
Acreditando que poderia acabar com a umidade do ar da fábrica resfriando o ar, a estrutura de Carrier fazia circular o ar por dutos gelados artificialmente. Um processo complexo para época oferecia controle de temperatura e umidade.
.
Logo depois o ar condicionado começou a atingir outras indústrias. Em 1914, foi instalado o primeiro ar condicionado em uma residência, que foi na mansão de Minneapolis. Em seguida foi instalado o primeiro aparelho de ar condicionado em um hospital, que foi o Allegheny General Hospital, situado em Pittsburgh, lá ele resfriava um berçário de partos prematuros, auxiliando na redução da mortalidade causada pela desidratação.
.
Em meados de 1922, o ar condicionado ajudou a indústria teatral e cinematográfica, pois antes, sem ar condicionado, as salas diminuíam muito nas temporadas de calor excessivo. Em 1928 a Câmara de Deputados recebeu os aparelhos de ar condicionado, em 1929, foi a vez do Senado Americano, e em 1930 os escritórios da Casa Branca, no mesmo ano os trens da ferrovia B&O foram os primeiros veículos de passageiros a obterem ar condicionado instalados em suas dependências.
.
Na década de 30, Carrier desenvolveu um sistema que possibilitava a distribuição do ar em alta velocidade, utilizando para isso dutos de ar, viabilizando a