Trabalho de termodinamica ar condicionado automotivo
Este trabalho visa exemplificar a aplicação de duas áreas da física a mecânica e a termodinâmica. Pois essas duas áreas estudam o movimento, energia e a energia como forma de obter movimento como no caso das máquinas a vapor onde se tem a energia criada pela combustão do combustível (termodinâmica) para obter o movimento (energia mecânica) e vice versa, afinal quando se tem movimento gera calor devido a vários fatores.
No caso a ser analisado será utilizado a energia de um motor automotivo a combustão, termodinâmica gerando energia mecânica, para além de movimentar o automóvel acionar o compressor que é energia mecânica, e onde inicia todo o processo do sistema de climatização onde haverá mudanças de estado e trocas de calor com o meio interno (habitáculo) e com o meio externo (aletas do condensador) mesmo sendo um sistema fechado, termodinâmica fig - 1.
Fig – 1 Ar condicionado automotivo acoplado a motor de combustão
Introdução
O homem utiliza vários recursos para facilitar suas tarefas diárias, como locomoção e construção e ao longo de sua história já utilizou a própria força, a força de animais, ferramentas e máquinas simples até que passou a utilizar o calor em um processo de transformação da energia térmica em trabalho.
As máquinas térmicas, por serem mais eficientes e possibilitarem maior produtividade, geraram fábricas e indústrias e com elas tecnologia, surgindo uma nova era de desenvolvimento chamada "revolução industrial".
A termodinâmica surgiu como estudo das relações existentes entre o calor e o trabalho mecânico, tendo como princípios a conservação de energia e a transferência espontânea do calor, do sistema mais quente para o mais frio e não no sentido inverso. Esse estudo é importante para que se possa otimizar ao máximo o funcionamento das máquinas térmicas.
Hoje, muitas máquinas que fazem parte do nosso dia-a-dia operam segundo princípios termodinâmicos (automóvel, geladeira, caldeira, freezer, ar-condicionado, etc.).
O