sal complexo
Secundária
Dr. Francisco
F er na nd es Lo pes
APL 1.2 – Síntese do sulfato de tetraminocobre(II) mono-hidratado
Grupo de Trabalho:
Classificação_______________
Professor__________________
Existe uma crença de que os produtos naturais são necessariamente bons ou menos nocivos que os produzidos através da acção conjunta da inteligência e da habilidade técnica que o Homem desenvolveu em laboratórios e fábricas. Contudo, os produtos químicos que tanto afectam a vida das pessoas, quer os isolados a partir de plantas e animais, quer os fabricados em laboratórios, põem em causa a referida crença…veja-se por exemplo, a ocorrência natural da nicotina, cafeína, ácido salicílico, morfina… tão úteis como analgésicos, mas tão destrutivos pelos efeitos cumulativos que produzem. Por outro lado, os laboratórios produzem maravilhas, como a “aspirina”, fertilizantes, assim como substâncias devastadoras, como a heroína ou ácido nítrico para bombas.
O que se pode fazer com o amoníaco?
O mundo natural é cheio de cor! Todas as cores são o resultado da interacção dos materiais com a luz visível. A Química produz muitas substâncias com cores variadas e associadas, normalmente, a substâncias designadas por sais complexos, também conhecidos por compostos de coordenação. O amoníaco pode ser utilizado como matéria-prima para preparar outras substâncias, uma delas é o sulfato de tetraminocobre (II), um composto de coordenação. Pretende-se, assim, sintetizar sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado.
Mas, surge outra questão problema:
Como interpretar a variação de cor observada a partir de uma solução de Cu++ (aq) até à formação do ião complexo [Cu(NH3)4]2+ (aq)?
Fase pré-laboratorial (questões)
1. Quais as aplicações práticas actuais do sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado?
2. O sulfato de tetraminocobre (II) mono-hidratado pertence à família dos sais. O que entende por um sal simples, duplo e complexo. Quais as propriedades dos