Saúde
Abóbora- Em sua composição nutricional você encontra carboidratos, proteína, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E, possui também água e fibras. Devido a sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.
Acelga- A acelga é rica em vitaminas A e C e também em ferro. Ela ajuda a combater anemia, distúrbios menstruais, doenças da pele, fadiga e estimula a circulação linfática. É ainda um bom alimento para gestantes, no pós-parto e para amenizar os sintomas da menopausa.
Alcachofra- A alcachofra tem um elemento chamado ciarina, que é um excelente regulador do fígado. Por ser rica em vitamina A é ótima para a visão, para o crescimento e desenvolvimento dos ossos, especialmente pela presença de cálcio que complementa a ação. Ela ainda pode ajudar na prevenção da anemia, por ser fonte de ferro, e com mais intensidade se for consumida com alimentos fontes de vitamina C, que aumentam a absorção do ferro. Sua alta concentração de potássio faz com que ela diminua a retenção de líquidos.
Alface- Possui grande variação com relação à forma, tamanhos, cores e textura. Dentre seus tipos estão alface crespa, romana, mimosa, americana, alface repolho, etc. Contém vitaminas A, C e niacina, é rica em sais minerais, tais como cálcio, fósforo e ferro. Por possuir pouquíssimas calorias (15 calorias por 100 gramas), esta verdura pode ser consumida a vontade.
Almeirão- O almeirão é conhecido pelo nome de chicória amarga, os doentes da vesícula e do fígado devem consumir tanto quanto puderem de chicória, porque essa hortaliça além de abrir o apetite, ajuda a estimular o fígado e a vesícula, são fontes de vitamina C, de vitaminas do complexo B, betacaroteno (provitamina A) e dos minerais, cálcio, fósforo e ferro.
Aspargo- O aspargo possui ação tônica, calmante e diurética. Além disso,