Codigo Genetico
Segundo Watson e Crick, cada filamento de DNA é composto por uma sequência de nucleotídeos, e cada nucleotídeo é formado por 3 moléculas: ácido fosfórico + desoxirribose + base nitrogenada.
Os únicos constituintes que variam ao longo do filamento são as bases nitrrogenadas: (A) adenina, (T) timina, (C) citosina e (G) guanina. Veja na figura abaixo:
Bases nitrogenadas do código genético
Os códigos são sistemas de símbolos utilizados para traduzir informações através de várias formas. No código genético, os símbolos são representados através de 4 letras (A,T, C e G) que correspondem às 4 bases nitrogenadas. São 20 aminoácidos que devem ser codificados e somente 4 símbolos. Se a cada letra correspondesse somente um aminoácido, teríamos informação para somente 4 aminoácidos. Se a informação fosse composta por arranjos de 2 letras com repetição, teríamos somente 16 palavras, que ainda é insuficiente.
Aminoácidos que formam o código genético
Por isso, o código genético é formado por 3 bases que identificam um aminoácido, temos assim um total de 64 arranjos diferentes com repetição, em número suficiente para codificar os 20 aminoácidos.
Os códons que formam o código
Chamamos de CÓDON a sequência de 3 bases que codifica um aminoácido. Cada códon é uma sequência de três bases que codificam um aminoácido.
As abreviaturas para os aminoácidos são as seguintes: Ala = alanina, Arg = arginina, Asn = asparagina, Asp = ácido aspártico, Cys = cisteína, Glu N = glutamina, Glu = ácido glutâmico, Gly = glicina, His = histidina, Ileu = isoleucina, Leu = leucina, Lys = lisina, Met = me-tionina, Phe = fenilalanina, Pro = prolina, Ser = serina, Thr = treonina, Try = triptofano, Tyr = tirosina, Vai = va-lina; STOP =