Relatório sais
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
CURSO DE FARMÁCIA
DISCIPLINA: Química Geral e Inorgânica
PROFESSORA: Myrna Guimarães
Matheus da Silva Souza
Identificação de íons de um sal simples, duplo e complexo
São Luís – MA 2012 1. OBJETIVO
Desenvolver a síntese de um sal simples, duplo e de um sal complexo e comparar as propriedades físicas e químicas entre eles.
2. RESUMO
Com a reação entre diversos ácidos e bases foi possível obter alguns sais em diferentes tubos de ensaios. Após as reações pôde enquadrar cada solução nas categorias sal simples, duplo ou complexo.
3. INTRODUÇÃO
Muitos dos compostos que usamos diariamente são sais. Todos conhecem os termos sais de banho, sal de cozinha, sais de fruto, etc, O mais conhecido de todos os sais é o chamado “sal de cozinha” cuja fórmula química é NaCl.
Este composto é designado por sal simples, por ser formado apenas por um íon positivo, (Na+) e por um íon negativo, o ânion cloreto (Cl-).
O NaCl designa-se por cloreto de sódio.
Ao escrever-se a fórmula química escreve-se primeiro o íon positivo e depois o íon negativo. A leitura oral e a escrita por extenso,faz-se de forma inversa, escrevendo primeiro o íon negativo, seguido da preposição de.
Os sais simples são constituídos apenas por um tipo de íon positivo e por um tipo de íon negativo. Estes compostos podem ser obtidos fazendo reagir um ácido com uma base. Por exemplo:
HCl (aq) + NaHO (aq) → NaCl (aq) + H2O (aq)
Alguns sais durante o seu processo de formação, incorporam moléculas de água na sua estrutura cristalina. Estes sais designam-se por sais hidratados e às moléculas de água chama-se água de cristalização.
Na escrita da fórmula química as moléculas de hidratação indicam-se com um ponto, seguido pelo número de