Relatório de sais
PARTE I
ATIVIDADE 1 – REAÇÃO DE SÍNTESE (OBTENÇÃO ) DE SAIS
1.1 – Ao colocarmos num tubo de ensaio a determinada quantidade(5ml) da solução de ácido sulfúrico ( H2SO4), e depois adicionarmos um pedaço de Magnésio(Mg),verificou-se que o magnésio se dissolveu no ácido, por isso pode-se afirmar que ocorreu sim uma reação exotérmica de simples troca ( Mg + H2SO4 ), e que a mesma resultou em Sal e gás ( MgSO4 + H2 ), o Sal é denominado de Sulfato de Magnésio, e totalmente solúvel na água, uma vez que não pode ser mais visualizado na solução aquosa do ácido sulfúrico .
1.2 - Quando foi colocado Oxido de Cobre II ( CuO) e 5ml da solução de ácido sulfúrico(H2SO4) , formou-se uma mistura homogênea de coloração preta após a reação de dupla troca ( CuO + H2SO4), que resultou em Sal e água ( CuSO4 + H2O), o sal é denominado de Sulfato Cúprico. Quando a mistura foi aquecida sua coloração foi alterada para azul de tonalidade forte .
ATIVIDADE 2 – CONDUTIVIDADE ELÉTRICA DE SAIS NO ESTADO SÓLIDO
Em geral os sólidos possuem baixa condutividade elétrica , pois em nenhum elemento em estado sólido possui capacidade de conduzir corrente elétrica, uma vez que seus íons não estão livres para que ocorra uma condução. Essa teoria também está válida para os sais em estados sólidos. Contudo vale ressaltar que durante o processo experimental o único que não se mostrou condutor de corrente elétrica foi o Sulfato de Cobre II(CuSO4), os outros dois sais: Cloreto de Sódio (NaCl) e Acetato de Sódio ( CH3COONa) mostraram-se condutores de corrente elétrica. A justificativa desse erro é que durante o processo experimental , provavelmente os eletrodos estavam úmidos após a lavagem , e fez com que ocorresse a condução, já que metais apresentam ótima condutividade elétrica em meio aquoso.Ou, outra hipótese é que houve contato direto entre os eletrodos, e contato promove também a condução da eletricidade, fazendo com que a lâmpada também