Relatório de sais
Resultados e discussões
- Atividade 1: Reação de síntese (obtenção) de sais
1.1 Reação entre ácido e metal
Ao adicionar ácido sulfúrico e uma fita de magnésio em um tubo de ensaio ocorreu uma reação. A fita de magnésio se dissolveu, houve liberação de calor e a solução começou a borbulhar. Tal reação pode ser representada da seguinte forma:
Mg + H2SO4 > MgSO4 + H2
O magnésio reagiu com o ácido sulfúrico formando sulfato de magnésio e gás hidrogênio, o que explica a formação de bolhas. Esta reação é uma reação exotérmica, pois a energia final dos produtos é menor que a energia inicial dos reagentes, ou seja, a reação química libera calor. O sulfato de magnésio (MgSO4) produzido é um sal solúvel em água, o que explica a não visualização do sal na solução aquosa.
1.2 Reação entre óxido básico e ácido
Adicionando óxido de cobre II e ácido sulfúrico em um tubo de ensaio, uma reação química ocorreu. Tal reação pode ser representada da seguinte forma:
CuO + H2SO4 CuSO4 + H2O
Essa reação é uma reação de neutralização. Um óxido básico reagindo com um ácido, ocorre uma neutralização, formando sal e água. Neste caso, o sal formado foi o sulfato de cobre.
Atividade 2: Condutividade elétrica de sais no estado sólido
Testando a condutividade elétrica dos sais com um sistema elétrico, resultou na não condutividade de todos os sais testados: cloreto de sódio, acetato de sódio e sulfato de cobre II. Isso aconteceu pois nenhum elemento em estado sólido é capaz de conduzir corrente elétrica, já que não possui íons livres para a condução.
Atividade 3: Condutividade elétrica de soluções aquosas de sais
Testando a condutividade elétrica das seguintes soluções: cloreto de sódio, carbonato de sódio, acetato de sódio. Todas as soluções conduziram eletricidade. Isso ocorreu devido às propriedades dos sais, que quando formados por elementos da família 1A (como o sódio) são muito solúveis em água, fornecendo íons livres para a condução de eletricidade.