Sais minerais
Raquel Maria Santos
SAIS MINERAIS
Uberlândia
2015
RAQUEL MARIA SANTOS
SAIS MINERAIS
Trabalho apresentado à disciplina de Bioquímica com a finalidade da obtenção de conhecimentos gerais e nota.
Orientador (a): Glaucia
Uberlândia
2015
SUMÁRIO
Introdução 4
1.Cálcio 5
2.Zinco 6
3.Ferro 6
Ferro 7
4.Magnésio 8
5.Sódio 9
6.Potássio 9
Potássio 10
Conclusão 11
Referências 12
Introdução
Cada vez mais fica evidente a importância de certos elementos químicos e substâncias minerais para o metabolismo humano. Diferentemente dos carboidratos, lipídios e proteínas, os sais minerais são substâncias inorgânicas, ou seja, não podem ser produzidos por seres vivos.
Sua maior parte está concentrada nos ossos. Entre os mais conhecidos estão o cálcio, o fósforo, o potássio, o enxofre, o sódio, o magnésio, o ferro, o cobre, o zinco, o selênio, o cromo, etc. Estas substâncias inorgânicas possuem funções muito importantes no corpo e a falta delas pode gerar desequilíbrios na saúde. Contudo, há alguns minerais como, por exemplo, o alumínio e o boro, que podem estar presentes no corpo sem nenhuma função.
Os sais minerais são substâncias essenciais ao bom funcionamento do metabolismo, participando da estruturação do organismo (constituindo os ossos) e até mesmo integrando reações direta ou indiretamente vitais, por exemplo, a fotossíntese e a respiração.
Dessa forma, esses elementos, cada um apresentando propriedades químicas distintas, com cargas e afinidades moleculares particulares, foram durante milhões de anos se organizando não só na formação física da matéria, mas também compartilhando o complexo arranjo biológico.
Entre os principais elementos minerais importantes aos seres vivos, destacam-se:
O Cálcio, o Zinco, Ferro, Magnésio, Sódio e Potássio, sobre os quais falaremos mais a seguir.
1.Cálcio
Função: O Cálcio é um mineral essencial