Aterramento elétrico
1 – Qual a função do aterramento elétrico?
A função do aterramento elétrico é proteger a pessoa que está manuseando o equipamento de um possível choque elétrico; descarregar cargas estáticas acumuladas na parte metálica das máquinas; facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteção como os fusíveis e disjuntores, através da corrente desviada para a terra. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica e eliminar as fugas de energia.
2 - O que é eletricidade estática? O que ela pode causar aos circuitos eletrônicos?
Eletricidade estática pode ser considerada um excesso ou uma falta de elétrons em algum corpo ou local. Quando isso ocorre este corpo ou local está carregado, seja positivamente (com falta de elétrons) ou negativamente (com excesso de elétrons).
O corpo quando está carregado com eletricidade estática, ao tocar em um componente eletrônico, essas cargas são transferidas rapidamente para este componente, como se fosse uma espécie de choque de baixíssima corrente, mas é o suficiente para danificar parcialmente ou até totalmente os circuitos internos existentes dentro dos chips.
3 - Relacione os principais cuidados (em relação ao equipamento e em relação ao técnico) ao dar manutenção em um computador?
É importante descarregar a eletricidade estática em uma superfície metálica tocando-a com as duas mãos.
Se você descarregar na fonte, certifique-se de que ela está ligada ao fio terra da rede elétrica da sua casa ou verifique se há alguma ligação neutra.
Outra opção bastante utilizada é a pulseira anti-estática.
O problema está em tocar os circuitos diretamente com as mãos. Deve-se segurar as placas e outras peças pelas laterais, de modo que os dedos não fiquem sobre os contatos metálicos.
Referências:
PEREIRA, Douglas Leandro. O que é aterramento?. 2009. Disponível em: <http://www.tecmundo.com.br/fonte/2033-o-que-e-aterramento-.htm>. Acesso em: 24 Mar. 2015
FILHO, Onildo Henrique B.. Eletricidade