Safari de Estratégia
1 - TEMA CENTRAL
Este livro trata da formulação da estratégia nas organizações. Os autores fizeram uma vasta pesquisa e organizaram os conhecimentos em 10 escolas de pensamento diferentes. O objetivo final é demonstrar aos leitores os vários caminhos passíveis de serem trilhados e os contextos em que estão inseridos, de modo a facilitar a decisão sobre a estratégia a ser adotada por uma organização. É perceptível que nunca um estrategista encontrará as condições descritas por somente uma escola de pensamento.
Na realidade elas se fundem parcialmente em determinados momentos e também se modificam ao longo do tempo e com a evolução da organização. O mais importante é a percepção das opções existentes e a tomada de decisão estratégica fincada em uma base segura e consciente das possibilidades e manobras necessárias, conforme as condições vigentes naquele momento e contexto.
2 - ESTRUTURA
O livro é dividido em doze capítulos: o primeiro versa sobre a sua estrutura e como foi elaborado; do segundo ao décimo primeiro o autor apresenta as dez escolas da administração estratégica:
A Escola do Design
A Escola de Planejamento
A Escola de Posicionamento
A Escola Empreendedora
A Escola Cognitiva
A Escola de Aprendizado
A Escola de Poder
A Escola Cultural
A Escola Ambiental
A Escola de Configuração
No último capítulo, o autor promove uma visão comparativa de todas as escolas e procura apresentar ao leitor as suas interfaces no intuito de promover uma visão geral da formação da estratégia nas organizações
.
3 - "E AQUI, SENHORAS E SENHORES, A FERA DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA".
O autor inicia seu discurso apresentando a fábula "OS CEGOS E O ELEFANTE", DE John Godfrey Saxe, no intuito de enfatizar que para compreender o todo, também precisamos compreender as partes. Em uma breve apresentação das escolas, as divide em três agrupamentos. As três primeiras são de natureza
prescritiva,