sistema digestivo
O sistema digestório tem como função promover a digestão, absorção e metabolização dos alimentos que ingerimos, sejam eles sólidos ou líquidos. Os alimentos são necessários para que possamos obter todas as biomoléculas essenciais à construção de nossas células e tecidos, além de ser fonte primordial da energia necessária para a realização de todas as funções celulares. A digestão e a absorção são realizadas através do Trato Gastro Intestinal (TGI), um longo tubo por onde o alimento é empurrado, digerido e absorvido. O estudo das funções desse aparelho é o estudo da fisiologia digestória.
I. Anatomia Funcional do Trato Gastro Intestinal
O trato gastro intestinal está representado na figura 1. Ele se inicia na boca, onde começa o processo digestório. O alimento, depois de mastigado pelos dentes, é deglutido com o auxilio da língua e vai para a faringe, que é o ponto de encontro entre nariz e boca e pode ser considerado como o começo tanto do tubo digestório, quanto das vias aéreas. É importante ressaltar que na boca ocorre a secreção de saliva que serve como lubrificante do alimento no esôfago e também tem funções digestórias, já que contem a enzima amilase responsável pela digestão de amido. A faringe se divide em 2 partes: laringe (que conduz o ar pelas vias aéreas do sistema respiratório) e esôfago. Em cima da laringe existe uma tampa chamada glote ou epiglote, que se fecha cada vez que engolimos algo, seja sólido ou líquido. Como a glote fecha a entrada da laringe, o alimento naturalmente cai no esôfago, que é um longo tubo que não tem funções digestórias a não ser conduzir o alimento ao estômago.
Figura 1: anatomia do sistema digestório
O estômago é uma bolsa elástica e tem função de armazenar e digerir o alimento. No estomago temos a presença de uma enzima, a pepsina, responsável por iniciar a digestão de proteínas. Mas também o estomago auxilia a digestão realizada no duodeno. Este é uma pequena parte inicial do intestino