Sabões e Detergentes
QUÍMICA
PROFESSORA SABRINA
SABÕES E
DETERGENTES
AMANDA ADAM
ANA CAROLINE R.G
T: 301
SANTA CRUZ DO SUL, OUTUBRO DE 2013.
INTRODUÇÃO
Sabão e detergente são compostos químicos destinados à limpeza. Os detergentes são produtos sintéticos destinados a remover detritos de superfícies sólidas, lisas ou porosas. O sabão é um tipo mais simples de detergente e compreende todos os sais de ácidos gordurosos. Os sabões se dividem em duros, ou sódicos, e moles, ou potássicos. Quando tanto o sódio como o potássio estão presentes em sua composição, o sabão se classifica segundo a base preponderante.
SABÕES E DETERGENTES
Sabões
Os sabões são fabricados com álcalis e gorduras. Tradicionalmente, a soda cáustica e as gorduras eram misturadas em grandes cubas aquecidas por diferentes meios até o ponto de ebulição. O processo moderno é o da hidrólise direta das gorduras a temperaturas elevadas. Uma grande desvantagem do sabão é sua tendência a reagir ao cálcio e magnésio da água dura, com a formação de um resíduo insolúvel, por isso muitas vezes prefere-se substituí-lo pelos detergentes sintéticos.
Os sabões são sais de ácidos carboxílicos de cadeia longa (os chamados ácidos graxos). O caráter misto desses sais permite que eles tenham dois tipos de solubilidade em água. A cadeia hidrocarbônica longa dos sais de ácidos carboxílicos é apolar e é capaz de interagir com espécies apolares, como gorduras e sujeiras. O grupamento ácido carboxílico ionizado (carboxilato), por ser polar, é capaz de interagir com moléculas de água. Por causa dessa característica, as moléculas de sabão interagem tanto com água como com gorduras, o que proporciona a limpeza da sujeira.
Tabela 1 - Diferenças entre sabão e Detergente.
Parâmetro
Sabão
Detergente
Matéria prima
Óleo e gordura
Petróleo
Comportamento no