Sabores
Há seis sabores: picante, doce, amargo, azedo, salgado, adstringente e o umami.
"O sabor doce é o que dá energia, o salgado dá o equilíbrio eletrolítico, o azedo e o amargo são mais de proteção para se evitar alimentos tóxicos ou que ainda não estejam no ponto certo de ingerir, já o Umami realça os sabores dos alimentos"
Uma refeição completa deveria conter estes seis sabores, em que a quantidade deve variar de acordo com a característica da pessoa de forma a atender às necessidade individuais, mantendo um equilíbrio adequado de modo a alcançar uma boa saúde física, mental
Azedo.Este sabor é causado pelos ácidos e a sensação é aproximadamente proporcional ao logaritmo da concentração de íons hidrogênio, isto é, quanto mais acídico o ácido, mais forte se torna a sensação.
Doce : As substâncias doces são percepcionadas como agradáveis. Observe, especificamente, que a maior parte das substâncias que causam o sabor doce são substâncias químicas orgânicas.
Este sabor não se deve a apenas uma classe de substâncias químicas.
O sabor amargo : Da mesma forma que o sabor doce, o sabor amargo não é devido apenas a um só tipo de agente químico. Também, do mesmo modo que para o sabor doce, as substâncias que dão sabor amargo são, em sua quase totalidade, substâncias orgânicas.
O sabor amargo é o sabor mais estudado. Existe uma tendência inata para rejeitar alimentos azedos e amargos, com origem nos primórdios do Hommo Erectus. Muitas substâncias com sabor amargo são nocivas, e o desenvolvimento desta percepção provavelmente evoluiu visando evitar o consumo de toxinas vegetais e proteger a espécie.
Existem, no entanto, fontes alimentares nutricionalmente importantes, que justificam sobejamente a sua utilização na dieta, tais como brócolos, espinafre, couve-flor, repolho, agrião e rúcula.
Efetivamente, indivíduos com maior sensibilidade ao sabor amargo, tendencialmente, evitam vegetais ricos em antioxidantes, consumindo em alternativa doces e