Memórias e sabores
AMORES
EE CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES
2013
Memórias, Sabores e amores
Pesquisa realizada pelos alunos da Escola Estadual Conselheiro Rodrigues Alves, sob a coordenação das professoras Denise A L P Santos e
*Alunos:
Glaucea
José Carlos
Carlos Eduardo
Maycon Douglas
Sandro
Larissa
Lívia
Arissa
Lucillara Vanessa
Felipe Alexandre
Débora
Maria Eduarda Apoliana
Júlia
Agradecimentos
Memórias, sabores e amores
A comida pode refletir a história de um povo. A alimentação torna-se um instrumento para o estudo da história quando, através das memórias das pessoas de uma região sobre as comidas diárias, podemos resgatar a história cotidiana da comunidade, a rotina da subsistência e a dinâmica da sociedade para a conquista de suas necessidades básicas.
A comida também pode estar associada ao prazer, ao carinho maternal, familiar e comunitário. As comemorações, o comer comunitário, revelam os momentos de lazer e prazer de um povo. As relações sociais que se desenvolveram em seu dia a dia podem não ter sido tão prazerosas, sobretudo em relação ao trabalho realizado para produzir, transportar e comercializar esses bens tão necessários à sobrevivência, assim como a maneira de realizá-los: sob o suor do trabalho escravo ou livre, esses homens e mulheres muitas vezes distantes de uma cidadania brasileira plena.
A mão de quem faz o alimento, historicamente, tem sido a mão feminina. Porém, o trabalho realizado por mulheres na cozinha, em geral, não tem sido considerado como parte integrante dos sistemas econômicos e sociais.
Neste trabalho, pretendemos tornar viva essa história ao revelar a memória de pessoas do Vale do Paraíba acerca das comidas que fazem parte da cultura de sua região. Acreditamos que é compreendendo a história da alimentação, a história da cultura material, que podemos entender a história total.
Convidamos a todos