Cultura organizacional
O indivíduo adquire cultura através da interação com outras pessoas, e a consolida exercitando-a com os outros. Interagimos com diversos tipos de organizações: as indústrias, estados, bancos, supermercados e etc. As organizações e vista com sentidos amplos pelas pessoas, num determinado grupo social, no meio pelo qual podem alcançar muitos e variados objetivos, que não alcançaríamos através do esforço individual. Numa organização tem uma divisão de trabalho onde cada um corresponde uma função bem determinada, que pode ou não ser igual à de outros.
A cultura organizacional e o conjunto de valores, crenças e entendimentos importantes que os integrantes de uma organização têm em comum. O termo cultura vem sendo muito usado nos estudos das organizações. Há muitas frases e expressões: cultura da administração, empresarial, corporativa, mudanças na culturadas organizações, clima cultural etc. Que demonstram que há uma realidade dentro das ferramentas de estudo e gestão das organizações. A cultura organizacional inclui regras que se mantém ao longo ao longo do tempo e moldam o comportamento do individuodentro das organizações. Entre suas mais importantes funções estão:
• Transmissão de um sentimento de identidade aos membros da organização.
• Tornar mais fácil as pessoas assumirem um compromisso com algo maior que si mesmos.
• Contribuir para fortalecer a estabilidade do sistema social com um todo.
Oferecer um conjunto de normas, reconhecidas e aceitas por todos, e que permitirão as tomadas de decisões.
As organizações apresentam culturas diferentes (objetivos e valores, estilos de administração e normas para realizarem suas atividades).
Com base na combinação de um conjunto de pressuposto (que é uma organização; que é cultura, que é a natureza humana) os estudos sobre cultura organizacional tenderiam a enxergá-la de duas formas (Freitas, 1991, p. 2):
a. Como uma metáfora, considerando cultura como algo que a organização é.
b. Como uma