Saberes Globais e Saberes Locais: o olhar transdisciplinar
TIMÓTEO
JUNHO 2014
Elaborado pelas Alunas
Letícia Castro Martins
Mara Rúbia Samora Dutra
Taís Lacerda Souza
Tamara Lacerda Souza
Shirley Sandra Pereira Silva
TIMÓTEO
JUNHO DE 2014
Sumário
1 ESTRUTURA DA NARRATIVA
Este trabalho faz parte do Projeto Interdisciplinar da Faculdade Presidente Antônio Carlos, que se baseia em realizar uma análise crítica e literária da obra “Saberes Globais e Saberes Locais: o olhar transdisciplinar” de Edgar Morin com a participação de Marcos Terena. Editora Garamond – Rio de Janeiro – Ano 1999 CDS/UNB Centro de Desenvolvimento Sustentável da UNB, não foi divulgada data da edição do mesmo. .
O livro na verdade reproduz uma Conferência realizada pela Universidade de Brasília dentro do tema “Ideias Sustentáveis”. De um lado Edgar Morin defende mudanças no pensamento, no ensino e se declara como defensor das minorias, do outro lado, Marcos Terena condena a globalização, a linguagem do computador e a Internet, alegando que com o uso deste instrumento não podemos sentir o espírito, o olhar, a impaciência e a alegria das pessoas.
É uma leitura interessante e ao mesmo tempo complexa, mas que nos leva a preocuparmos com o futuro, com a ecologia, com a justiça social, com a relação homem com o todo, mas principalmente com a natureza.
O grande desafio imposto à sociedade contemporânea é a valorização das culturas e saberes locais e seu contexto com os saberes globais.
2 ELEMENTOS DA NARRATIVA
Se trata de uma publicação da conferência ministrada por Edgar Morin e Marcos Terena. Edgar Morin é francês, licenciado em História, Geografia e Direito. Marcos Terena é um líder indígena, piloto de aeronaves, escritor, professor e incansável militante pela cidadania dos índios brasileiros.
O local e data escolhido para a