Portifolio
Transdisciplinaridade?
A transdisciplinaridade é um processo, uma moldura estrutural lógica, uma maneira de pensar agir e sentir. A sua finalidade é a compreensão do mundo e articulação de diferentes árias do conhecimento e de saber. A sua pesquisa apoia-se na complexidade, nos níveis de realidade e na lógica do terceiro incluído.
A transdisciplinaridade é uma nova abordagem científica, uma nova forma de ver e entender a natureza, a vida e a humanidade. Ela busca a unidade do conhecimento para encontrar um sentido para a existência do universo da vida e da espécie humana.
A transdisciplinaridade visa articular uma nova compreensão da realidade entre e para além das disciplinas especializadas. Ela é uma abordagem que passa entre, além e através das disciplinas numa busca de compreensão da complexidade. A palavra transdisciplinaridade foi introduzida por Jean Piaget num colóquio em nice (PIAGET, 1970).
Se a ciência significou a mudança radical na forma de pensar dos homens medievais, a transdisciplinaridade sugere a superação da mentalidade fragmentária, incentivando conexões e criando uma visão contextualizada do conhecimento da vida e do mundo.
A transdisciplinaridade reivindica a centralidade nas discussões planetárias propondo mudanças no sistema de referência e se apoia em três pilares: Níveis de realidade;
Trabalhar com a lógica do terceiro incluído;
Abranger a visão da complexidade dos fenómenos.
A transdisciplinaridade, como paradigma emergente, propõe transcender a um universo fechado da ciência e trazer a superfície a multiplicidade fantástica dos modos de conhecimento, assim como o reconhecimento da multiplicidade de indivíduos produtores de todos estes novos e velhos modos de conhecimento.
Basarab Nicolescu co-autor da carta da transdisciplinaridade bem como Edgar Morin e Lima de Freitas fomenta a transdisciplinaridade como:
Uma forma de ser, saber e abordar, atravessando as fronteiras epistemológicas