Saberes docente e autonomia dos professores
RESUMO:
Casemiro de Medeiros Campos é um professor. Faz doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. É professor, pesquisador na área de formação de professores, educação superior e avaliação. Autor dos livros: Utopia e Emancipação; Gestão Escolar: Saber Fazer; Da Teoria à Prática: A Escola dos Sonhos é Possível; Gestão Escolar e Docência; Gestão Escolar e Inovação e dentre estes Saberes docentes e autonomia dos professores, onde aborda os principais temas da educação. Tratando-se da formação dos professores no mundo atual, pois, o professor aprende com dia-a-dia em sala de aula, com os imprevistos, aperfeiçoando seus métodos e didáticas.
Capítulo 1 – Os rumos da educação no mundo globalizado.
O autor aborda que para se ter uma educação globalizada é necessário, colocar a criança dentro do seu mundo. Sabendo que o mundo hoje esta vivendo a era do conhecimento, ou seja, a era das informações. Deve-se mostrar que a vida em sociedade exige certas disciplinas e normas que devem ser respeitadas. É necessário ensina-la a conhecer a si mesma, seus sentimentos e suas sensações.
Capítulo 2 – Saberes docente e autonomia dos professores.
É visto que para o autor o conhecimento do professor é um conhecimento bastante complexo entre a mente e a cultura. O docente amplia uma sensibilidade de grande compreensão sobre a outra pessoa. Sendo assim, a formação do professor deve privilegiada, como um sujeito reflexivo.
Capítulo 3 – A prática curricular numa visão interinstitucional.
O momento atual é marcado pelas incertezas. As teorias do conhecimento tentam explicar o todo, sofrendo o declínio e permanecendo o modelo de desenvolvimento baseado na razão instrumental. As práticas curriculares na universidade e a sua afinidade com a sociedade precisam indicar a realização dos saberes por meio de