Autonomia didática e construção do saber pedagógico
SUPERIOR, PÓS-GRADUAÇÃO
PESQUISA E EXTENÇÃO – FAESPE
RENATA ANGÉLICA MALTA NEVES DE OLIVEIRA
Trabalho docente: Autonomia didática e construção do saber pedagógico
Saberes e Profissionalidade Docente
ANÁPOLIS-GO
2013
Anápolis, 14 de Dezembro de 2013.
Curso: Pedagogia
Turma: L
Profª: Cristina Márcia de Lima Passos
Disciplina: Saberes e Profissionalidade Docente
Acadêmica: Renata Angélica Malta Neves de Oliveira
LEVANTAMENTO DE
CONHECIMENTOS ESTUDADOS
1 – Como a autora descreve a experiência do professor de didática, formação contínua e a relação deste com a sala de aula x política e democratização. Relate de que forma a sua pratica profissional tem relação com a da autora.
R- A experiência do profissional da educação conforme a autora reveste-se de uma característica singular, exercendo a docência ao mesmo tempo falando sobre ela, refletindo sobre o ensino e os sujeitos que nela estão envolvidos, que são aluno e professor. Ela relata também que é o professor que determina o seu trabalho em sala de aula e é responsável pelo direto junto com os alunos pelo processo ensino-aprendizagem, necessitando e expondo uma autonomia didática, pois só assim será capaz de enfrentar os desafios do processo as quais são impostas por uma política educacional que desmotiva, desvaloriza o professor e desrespeita o principal elemento da educação, o aluno. Sendo assim mantenho equilíbrio, pois, todos os dias nos deparamos com esses desafios, mas, sempre ofereço o melhor para os alunos, apoiando nas experiências e com freqüência atualizo conhecimentos em cursos de curta ou longa duração.
2 – De acordo com a autora em que consiste o exercício de autonomia do professor?
R- O professor necessita de uma autonomia didática para se expressar no cotidiano de seu trabalho, assim ele é capaz de enfrentar os desafios do processo ensino – aprendizagem e da educação.
3 – Comente o pressuposto utilizado pela