Elementos do processo de ensino e aprendizagem
Neste trabalho, vou abordar de uma forma resumida, uma síntese sobre os elementos do processo de ensino e aprendizagem. Portanto, o professor em muitos casos é visto como força estimuladora para despertar nos alunos uma disposição motivadora para determinado assunto. Essa relação de “ídolo” do aluno para com o professor estimula sentimentos, instiga a curiosidade, relata de forma sugestiva um acontecimento, faz uma leitura expressiva de um texto, e assim sucessivamente, ocorre o crescimento desta cumplicidade entre professores e alunos. Os docentes devem levar em consideração, enquanto profissionais da educação ou académicos que almejam iniciar a carreira docente, que não são melhores que ninguém, mas que devem sempre aprender seja com outros professores ou até mesmo com os alunos, pois até o mais analfabeto pode ensinar de uma maneira diferente: com o exemplo da própria vida. E nesse sentido que a produção conjunta do conhecimento é uma forma de interacção activa entre o professor e os alunos, pois abre horizontes para novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convicções, bem como a fixação e consolidação de conhecimentos e convicções adquiridas anteriormente.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido. Cada par de relação destes três elementos implica em acções didático-pedagógicas diferenciadas e influenciadas pelo contexto histórico e social ao qual os elementos estão inseridos. Primeiramente, as relações entre estes elementos são aqui abordadas através da teoria do triângulo pedagógico de Houssaye (2000), fazendo um estudo detalhado de cada um destes elementos.
O processo de ensino-aprendizagem no sistema educacional tradicional pode ser modelizado através do triângulo pedagógico “ professor-aluno-conteúdo ”. Neste, o professor assume o papel de mediador, aquele que apresenta o conteúdo que será aprendido pelo aluno. Neste contexto,