SA 8000
1. INTRODUÇÃO
O ambiente empresarial vem passando por modificações, gerando um processo de mudança radical de suas estratégias, isso é um reflexo dos avanços tecnológicos e das buscas de otimização dos recursos para aumento da produtividade empresarial, visando o aumento expansivo de seus lucros no mercado competitivo.
Com a globalização e o reconhecimento internacional de inúmeras empresas, ocorre também o envolvimento de escândalos com empreses de renomes internacional, por esses motivos as organizações reconheceram a necessidade de considerar os efeitos que atividades e políticas corporativas podem exercer sobre a sua reputação no mercado.
As empresas devem pensar cuidadosamente sobre o impacto social das suas operações, além das condições sob as quais operam os seus colaboradores e parceiros de negócio, significando controlar e colocar em prática o respeito aos direitos humanos para todos os colaboradores.
O objetivo desse trabalho foi elaborar à importância da implementação do programa SA 8000 nas organizações.
2. CONCEITO
Criada em outubro de 1997 pelo Órgão de Credenciamento do Conselho de Prioridades Econômicas (CEPAA), é uma norma internacional de avaliação da responsabilidade social entre empresas fornecedoras e vendedoras, baseada em convenções da OIT “Organização Internacional do Trabalho” e em outras convenções da ONU “Organização das Nações Unidas”.
A norma SA 8000 é semelhante a ISO 9000 no que diz respeito à série de normas principalmente no que se refere a ações preventivas e corretivas, revisão gerencial, planejamento e eficácia na implementação e avaliação, controle de fornecedores, registros, além da necessidade de provas objetivas e constatáveis. Traz todos os requisitos e a metodologia de auditoria para uma correta avaliação das condições de local de trabalho. É considerada como a mais propícia na aplicação global de processos de auditoria de locais de trabalho, e pode ser