sa 8000
Autora:Christiane Madalena Matheus de Alcântara
Mestre em Sistemas de Gestão pelo LATEC/UFF
Esp. Em Gestão pela Qualidade Total pela UFF
Administradora pela UFRRJ
E-mail: chrismatheus@uol.com.br
Área Temática: Gestão Social e Ambiental-GS
Resumo
Este artigo apresenta a norma SA 8000, também conhecida como a norma da Responsabilidade Social, na realidade, trata-se de uma certificação criada recentemente(1997) nos Estados Unidos, devido a pressão do mercado consumidor contra o a mão-de-obra infantil.A norma representa um código de conduta para as empresas que estão buscando alcançar um maior índice de produtividade e lucratividade, e também uma maior competitividade em seus mercados através de uma postura ética e com um ambiente de trabalho mais humanizado.O principal compromisso da SA 8000 é com a qualidade de vida dos funcionários das organizações. A norma prioriza o ambiente interno da organização, pois, para que uma empresa atenda os anseios de seus clientes externos, através de posturas socialmente responsáveis, é necessário que primeiramente os seus recursos humanos acreditem nos valores morais e paradigmas da organização.
Palavras-Chaves:
Competitividade, Consumidores,Cidadania, Ética, Funcionários
1.Introdução:
A exemplo das certificações para a Qualidade (ISO 9000) e para o meio ambiente (ISO 14000), agora algumas empresas estão se preocupando em obter a certificação social. A norma de certificação social - “Social Accountability 8000”, ou SA 8000 foi criada em 1997 pela “Social Accountability International” (SAI), uma organização não-governamental sediada nos Estados Unidos (Fróes e Melo Neto, 1999,p.174).
A SA 8000 é baseada nas normas da Organização Internacional do Trabalho, na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Declaração Universal dos Direitos da Criança(ibid).
A SA 8000 é cada vez mais reconhecida no mundo como um sistema efetivo de